A Moda nos anos 70

Os anos 70 foram marcados pela década de grande efervescência política e cultural: foi a época da crise do petróleo que levou os Estados Unidos à recessão, bem como a época em que surgiram os movimentos de defesa do meio ambiente. Foi o auge para o Rock and Roll, para as discotecas e para a fase da música erudita. Uma verdadeira onda de Peace & Love instaurou-se nesta década, o que originou o estilo hippie chique.

SimplesModa_3

São desta época os designers Thea Porter, Bill Gibb, Missioni, Halston e Diane von Furstenberg. Outras personalidades – mais concretamente modelos – que marcaram os anos 70 foram Lauren Hutton, Margaux Hemingway, Beverly Johnson, Gia Carangi, Janice Dickinson, Cheryl Tiegs, Jerry Hall e Iman.

Ainda sob influência da moda dos anos 60, a década seguinte é marcada por inúmeras revoluções ao que estilo diz respeito. É aqui surgem as calças à boca de sino (estilo flare na atualidade), as saias/calças de cintura descida conjugadas com cintos largos, a roupa artesanal e as saias em todos os tamanhos possíveis – micro, mini, midi ou maxi, sendo estas últimas inspiradas no estilo indiano.

Quanto ao calçado e acessórios, as sandálias de plataformas surgem no meio desta era, assim como as botas de camurça. Ainda sob o mote artesanal, os colares de contas de missangas ou com inspirações étnicas são muito popularizados, tal como as malas à tiracolo e feitas em crochet.

Os detalhes nesta época também não são esquecidos. Numa primeira parte dos anos 70, e regido sob o ponto de vista do estilo hippie chique, as franjas, os bordados e os estampados florais são muito comuns nas indumentárias diárias. Mais no final, perto da transição dos 70 para os 80, graças à euforia vivida nas discotecas, as lantejoulas e os estampados psicadélicos ganham destaque.

Em questões de beleza, os cabelos queriam-se longos e com a risca ao meio, não importava se eram encaracolados ou lisos. Já na maquilhagem, e mais uma vez sob influência na década transacta, queriam-se pestanas postiças e eyeliners marcantes para o ritmo frenético da noite, e um look natural para o dia-a-dia, cujo rosto devia irradiar naturalidade.

E como os 70 são a década que mais influenciou as colecções de Primavera/Verão 2015, deixo-vos alguma inspiração para a próxima temporada :

dvf-2_v_5apr12_rex_b_426x639

Imagens : vogue, wikipedia, pinterest

Joana Freitas

De alma portuguesa e de sotaque portuense, ainda que pouco acentuado. Adoro a minha cidade, o Porto, e a minha pátria, Portugal, ainda que não esteja de acordo com algumas ideias pré-definidas da mesma.Descobri a minha paixão por moda de um modo um pouco acidental, caso que remonta a 18 de abril de 2009, quando abri o meu blog, o Moda & Style. Desde então, tenho vindo a aprimorar esse mesmo gosto e a descobrir outros tantos relacionados com esta área e, agora, partilho convosco o meu trabalho aqui, no SimplesModa.