Os 5 momentos que marcaram a ‘moda’ em 2015

Entre colaborações, novas direções artisticas e mais, o ano 2015 trouxe muitas novidades á industria, e com o ano a chegar ao final resolvemos partilhar os 5 momentos que na nossa opinião tiveram um impacto,  ou marcaram a industria da moda ao longo do ano.

Enquanto a Gucci e a Dior fizeram noticias pelo seu percurso criativo, Altuzarra impressionou com uma linda coleção para Primavera/Verão 2016; Uma blogger conseguiu uma capa na Vogue Espanhola, e Kanye West trouxe ‘lições’ da música para a semana de moda da Nova York.

O nosso top 5 está aqui:

1 – Raf Simons deixa a Dior

landscape-1445530948-hbz-raf-runway-index
Esta foi a noticia mais inesperada e também aquela que gerou muitas conversas sobre o estado criativo da industria. Depois de 3 anos e lindas coleções para a maison Dior, Raf Simons anunciou em Outubro que iria deixar o seu cargo como diretor criativo, para focar as suas atenções em projectos próprios, tendo também expressado que estava insatisfeito com o facto de não ter tempo suficiente para gerar e desenvolver ideias.

Com Alexander Wang a deixar o seu cargo em Balenciaga, e Alber Elbaz ter saído de Lanvin, a próxima semana de moda em Paris conta com 3 direções novas para 3 das suas maisons mais respeitadas.

 

2 –  O desfile surpresa de Kanye West

gallery-1441978764-gettyimages-463304068
Desde que Beyonce lançou um álbum surpresa em 2013, a tendência na industria da musica tem sido para seguir o exemplo de Queen B… e durante a última semana de moda de Nova York, Kanye West aplicou o mesmo conceito para o desfile da sua segunda coleção com a Adidas –  Yeezy Season 2.

Com apenas 48 horas de antecedência, Kanye anunciou a data e a localização do desfile e a impressa compareceu. Será esta uma nova forma para gerar mais interesse?

 

3 – Alessandro Michele e a sua primeira coleção para Gucci

Gucci-m-RF15-4390
2015 foi com certeza o ano de Alessandro e a revitalização da Gucci. O novo diretor creativo foi promovido em Janeiro e a sua primeira coleção foi muito bem recebida por criticos, e também aquela que influenciou muitas das tendencias que as ‘fast fashion’ adoptaram para as suas coleções de Outono/Inverno 2015.

A Gucci é ‘cool’ mais uma vez, e o seu desfile em Fevereiro será um dos mais cobiçados.
 

4 –  A coleção da Altuzarra para Primavera 2016


Este é um momento mais pessoal e talvez com menos impacto na indústria de momento, mas Altuzarra foi a nossa coleção preferida deste ano.  Pela simplicidade, aspecto prático, e o facto de serem peças femininas em linho e algodão sem qualquer influência da década de 70 ou 80, que têm sido tão populares estes últimos anos; e também pelas lindas tonalidades sólidas e naturais, adoramos a coleção.

Basicamente, esta é uma coleção que se traduz bem da passarela para a rua na sua totalidade, e esperamos ver mais apostas deste género durante 2016.

 

5 – A Italiana Chiara Ferragani  é a primeira blogger na capa da revista Vogue

833443e8391ec7a0b0485ff204c862d7bef654e6

Uma capa para a Vogue costumava estar reservada para apenas modelos, depois actrizes, celebridades, ‘reality stars’ e agora também para bloggers. A Vogue continua a quebrar as suas barreiras, e a tornar-se mais inclusiva e aberta para diferentes opiniões, perspectivas e criatividade.

Isto marca um momento de ‘mudança’ na industria que cada vez mais aceita blogs independentes como pessoas influentes no mundo da moda para alem dos meios tradicionais.

SimplesModa

SimplesModa é um blog e revista com o objectivo de apresentar as últimas tendências do mundo da moda de uma forma simples e acessível. Obrigado pela visita, e dá uma vista de olhos á nossa Boutique também :-)