Onde comprar roupas vintage no Porto

Enquanto uns se mostram reticentes à ideia, outros adoram o facto de comprarem peças vintage, quer seja pelos preços baixos ou pela originalidade das peças, existem cada vez mais adeptos do vintage.

Apesar deste fenómeno não ter as mesmas dimensões que outros países, aos poucos vêem-se cada vez mais lojas deste género, sobretudo nos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto.

E por falar na Invicta, o tema de hoje, e como podem reparar pelo título, é precisamente as melhores lojas para fazerem as vossas compras vintage. Mas antes de vos apresentar, deixo-vos algumas dicas :

  • Vintage é qualquer peça que tenha, pelo menos, 20 anos e menos de 100, pois quando tem mais de 100 é considerada antiguidade.
  • Retro é quando uma peça é inspirada num estilo antigo (anos 70, 80, …) mas é completamente nova.
  • Antes de trazerem qualquer peça para casa, averiguem o estado da peça (se tem algum defeito, se tem rasgões, buracos, etc).
  • Lavem muito bem a peça antes de usarem.
  • Verifiquem a veracidade da peça, isto é, se é realmente de X ou Y marca – comprar gato por lebre é muito fácil hoje em dia.
  • Para um look vintage atual, usem peças mais contemporâneas. Verão que, além de originais, darão um toque único aos vossos coordenados!

Anotadas as dicas, eis o meu top 3 das lojas vintage a visitar no Porto (se bem que algumas delas têm loja online). Caso vivam aqui perto ou tenham intenções de visitar a cidade, podem sempre dar um “giro” pelas magníficas ruas da cidade, com especial atenção para a Rua do Almada, onde existem várias lojas com este conceito, não só de vestuário mas também de decoração e literatura.

Tricirculo
Esta é provavelmente a loja mais conhecida deste ramo, não tivesse a marca uma loja online e um showroom em plena Avenida dos Aliados. Além de peças vintage, a Natacha Braga, gerente da marca, tem ocasionalmente algumas peças novas. Com presença assídua em alguns markets e com alguns dias com promoções imperdíveis, quem visita a Tricirculo fica fã.

Asbsolutribut
Localizada em plena Rua Formosa, a Asbsolutribut vende roupa em segunda mão, alguma dela vintage e de marcas conceituadas da haute couture, como é o caso da Gucci e Mulberry. A grande vantagem desta loja é que tanto as mulheres como homens encontram aquilo que pretendem!

Rosa Chock Vintage
A loja que antes se chamava Zack agora chama-se Rosa Chock Vintage, e fica também ela situada na Rua Formosa. Com peças de colecionador, em primeira e segunda mão, com indumentárias para espetáculos e cinema, a loja preza-se por ter artigos originais e indicados para os amantes do vintage.

imagem: pinterest.com

Joana Freitas

De alma portuguesa e de sotaque portuense, ainda que pouco acentuado. Adoro a minha cidade, o Porto, e a minha pátria, Portugal, ainda que não esteja de acordo com algumas ideias pré-definidas da mesma.Descobri a minha paixão por moda de um modo um pouco acidental, caso que remonta a 18 de abril de 2009, quando abri o meu blog, o Moda & Style. Desde então, tenho vindo a aprimorar esse mesmo gosto e a descobrir outros tantos relacionados com esta área e, agora, partilho convosco o meu trabalho aqui, no SimplesModa.